Cuide do seu cão neste calorão.

Preste atenção nesta estação. Se o calor judia da gente que transpira, imagine os dogs que não possuem glândulas sudoríparas. Os dogs fazem a troca de calor pela língua, arfando, ficando ofegantes.

Transpiram um pouco pelos coxins. Além disso a temperatura basal dos dogs é mais alta do que a nossa. Enquanto a nossa temperatura normal é 36º a deles é de 38º a 39º.


Eles também não são capazes de se abanar, de ligar o ventilador ou o ar-condicionado ou de ir até a geladeira e pegar água gelada. Eles dão sinais e podem ter hipertermia quando você menos espera. Então, ser-humano, cuide do seu dog nesse calorão. Vamos lá:

  • prefira passear antes das 10h ou depois das 17h; o sol a pino judia deles e o chão estará fervendo - você não sente nada porque usa sapatos, eles não;

  • nos passeios leve água e hidrate seu dog permanentemente;

  • vacina e protetores contra pulgas e carrapatos em dia, porque o calor colabora na proliferação de insetos: proteja seu dog;

  • se for sair de casa e deixá-lo sozinho, certifique-se de que tenha locais de sombra pra ele e deixe muitos potes de água à disposição.

  • dogs braquicefálicos (raças como bulldogs ou boxers) sofrem ainda mais, porque não respiram bem: cuidado extra com esses caras.

Se ligue nos sinais. Cuide do seu cão nesse calorão.



#chateaudosbichos #atividadesparacães #hipertermia #verão #comportamentocanino #etologia #cachorronoverão


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo