Preste atenção nesta estação. Se o calor judia da gente que transpira, imagine os dogs que não possuem glândulas sudoríparas. Os dogs fazem a troca de calor pela língua, arfando, ficando ofegantes.
Transpiram um pouco pelos coxins. Além disso a temperatura basal dos dogs é mais alta do que a nossa. Enquanto a nossa temperatura normal é 36º a deles é de 38º a 39º.
Eles também não são capazes de se abanar, de ligar o ventilador ou o ar-condicionado ou de ir até a geladeira e pegar água gelada. Eles dão sinais e podem ter hipertermia quando você menos espera. Então, ser-humano, cuide do seu dog nesse calorão. Vamos lá:
prefira passear antes das 10h ou depois das 17h; o sol a pino judia deles e o chão estará fervendo - você não sente nada porque usa sapatos, eles não;
nos passeios leve água e hidrate seu dog permanentemente;
vacina e protetores contra pulgas e carrapatos em dia, porque o calor colabora na proliferação de insetos: proteja seu dog;
se for sair de casa e deixá-lo sozinho, certifique-se de que tenha locais de sombra pra ele e deixe muitos potes de água à disposição.
dogs braquicefálicos (raças como bulldogs ou boxers) sofrem ainda mais, porque não respiram bem: cuidado extra com esses caras.
Se ligue nos sinais. Cuide do seu cão nesse calorão.
#chateaudosbichos #atividadesparacães #hipertermia #verão #comportamentocanino #etologia #cachorronoverão
Comments